domingo, 1 de maio de 2011

Elefantíase

O que é elefantiase? Sintomas e cura da doença!
A elefantíase ou filaríase é uma doença causada por parasitas, nematóides, Brugia malayi, Brugia timori e Wuchereria bancrofti, que são conhecidos e comumente como filária que se aloja nos vazos linfáticos e consequentimente causando linfedema. Esta doença chamada filaríase é conheçida também como elefantíase devido ao(s) membro(s) afetados ter uma certa semelhança com membros de elefante. 
Sintomas 
As causas podem ter período de incubação pode ser por um mês ou durante vários meses. Na maioria dos casos ela é assintomática, mas contudo existe produção de microfilárias e também o indivíduo dissemina a infecção através dos mosquitos(causador) que o picam transmitindo a doença.
Prevenção e tratamento
Embora seja um mosquito não muito comum, é bom tomar medidas preventivas, principalmente em locais onde tem grande quantidade de mosquitos e pernilongos. O uso de roupas que cobrem o corpo no máximo que poder, usar repelentes para insetos e quando dormir, se proteger com redes. Outra maneira de prevenção é evitar água parada.
Tratamento: É feito na base de medicamentos que são receitados para uso, de acordo com as manifestações clinicas da doença.

2 comentários:

  1. Qual é o tamanho do mosquito transmissor?
    A PESSOA ACOMETIDA PELA DOENÇA TEM O DIREITO DE ENCOSTAR NO INSS?
    Em Santa Mariana Pr tem casos. Uma pessoa conhecida, cortador de cana, depois de 3 anos os médicos chegaram ao diagnósticos Ele possui a doença em uma das mãos e disse que doi bastante e fica bem edemática (grande). Faz tempo que não consegue trabalhar e não está recebendo da previdência.

    ResponderExcluir
  2. Santa Mariana Pr, é uma cidade pequena e rural, o sistema de saúde pública e precária. Gostaria de saber se depois de diagnosticada a doença elefantíase é possível chegar a cura? Obrigada

    ResponderExcluir